Definições de algumas palavras “estranhas”

Pessoal, estou encerrando as atividades neste endereço.
Você pode acessar o novo site pelo endereço: http://www.espacoiphone.com

INTERNALS DO iPHONE (DEFINIÇÕES):

Firmware: É o “Sistema Operacional” do iPhone, responsável pelo controle do hardware, dos processadores, da memória e da interface. É um subconjunto do OSX, sistema operacional dos MACs. Roda principalmente no processador central, o ARM.

Baseband: É o processador (e o software que roda nele) responsável por todas as comunicações do iPhone – isto é, GSM (GPRS, EDGE), Wi-FI e Bluetooth. É nesse F&#@* que fica todo o problema do unlocking do aparelho, para que você possa usá-lo como “Phone” e não só como “i”… QUALQUER UNLOCKING DE SOFTWARE PASSA PELO HACKEAMENTO, OU REPROGRAMAÇÃO, DO BASEBAND.

Bootloader: É uma pequena peça de software responsável pelo… adivinhe: BOOT do aparelho (dâh). É ele quem “chama” o Sistema operacional e prepara a lógica do aparelho para que o mesmo se torne operacional. Ele também fornece as ferramentas necessárias caso se precise fazer um restore do firmware. O Baseband também possui seu bootloader, e é através desse que o baseband pode ser atualizado/modificado.

VERSÕES / CÓDIGOS:

A versão atual do iPhone é: 1.1.2 (firmware) + 4.02.13_G (baseband) + 4.6 (bootloader – também conhecida como BOOT04.06_M3S2)

Firmware: Atualmente na versão 1.1.2.
Até a versão 1.1.1 era possível o unlocking do aparelho, de forma a fazê-lo funcionar com qualquer chip (SIM Card) GSM de qualquer operadora (mas cuidado aqui: o problema do unlocking não tem a ver com a versão do firmware, apesar de parecer estar sempre associado a ele nos diversos foruns – veja ‘Bootloader’, abaixo)

Baseband: Atualmente na versão 4.02.13_G . É aqui que o bicho pega. Não existe UNLOCKING para essa versão ainda – e na minha opinião, não vem tão cedo😦

Bootloader: Atualmente na versão 4.6 (estamos falando do bootloader do baseband aqui). Vou tentar ir bem simples agora – até pq eu mesmo não entendo essa p… totalmente ainda, levei um tempão lendo fóruns pra chegar até aqui (o que aliás, recomendo a todos)…
Até a versão anterior do iPhone [istó é 1.1.1 + 4.01.13_G + 3.9 (BOOT03.09_M3S2)], era possível fazer o unlocking, porque (simplificando) se conseguia dar um flash (atualização) na área correspondente ao Baseband. Esse flash se dá através do bootloader. Além disso, conhecia-se um exploit para desbloquear o controle que a Apple faz – dentro do baseband – para que o iPhone só aceite chips da P%#$@#! da AT&T (era o chamado TIFF exploit). Como alguém já disse por aqui, a Apple aprende rápido. Eles não só fecharam o exploit no baseband, como atualizaram o bootloader (de 3.9 para 4.6). Só que essa nova versão baseband+bootloader só permite que o baseband seja modificado pela versão seguinte do bootloader (que ainda não existe). Very smart people. Isso significa duas coisas:
1. Para nós: só poderá haver um unlocking, a princípio, quando a Apple lançar um novo update, e esse update atualizar o bootloader 4.6. Nesse momento, os hackers poderão dar um flash na versão 4.02.13_G (firmware 1.1.2) apenas. E assim sucessivamente. A comunidade hacker, daqui pra frente, estará sempre uma versão atrás na solução de unlocking, a não ser que algum gênio descubra a fonte da juventude no meio do caminho…
2. Para a Apple: tá bacana desse jeito. Eles só vão atualizar o bootloader se houver uma brecha de segurança séria (ainda não descoberta) ou algo que comprometa em muito o funcionamento do aparelho. Isso é muito difícil de acontecer daqui pra frente, já que o bootloader é extremamente simples e estável (além de criptografado, acharam que era fácil?). Em outras palavras, eles descobriram como encurralar o rato…

Serial (Semana de produção do aparelho): O Serial do iPhone vem na forma nn748xxxxxn . O importante aqui são os 4º e 5º algarismos. Eles indicam a semana de produção do aparelho. E porque isso é importante? Porque indica em que versão você está! Se o seu iPhone é semana 44 ou menor, é muito provável que tenha saído de fábrica com o conjunto 1.1.1 + 4.01.13_G + 3.9 (ou menor). Indica que o aparelho é plenamente “unlockable” (desbloqueável) para as funções de GSM. Se for semana 45 pra cima, chances are que você esteja f#$@&! com um conjunto 1.1.2 + 4.02.13_G + 4.6

IMEI: É um código universal e único, cada aparelho celular GSM possui um número IMEI único no mundo. Isso é feito por meio da distribuição de “faixas” de códigos para cada fabricante, de forma que nenhum use um código que outro também usará.

DIVERSOS:

OTB (ou OOB): Sigla em inglês para Out of The Box.
Quando você ler, por exemplo, que um determinado aparelho é “1.1.2 OTB”, significa que ele saiu de fábrica com essa versão (nesse caso, azar do dono, ainda não existe unlock de software.

Brick:
Condição na qual o iPhone se torna inoperável (como se fosse um mero tijolo). Isso pode acontecer por causa de uma atualização que deu errado, ou por diversas tentativas frustradas de quebrar o código criptográfico do baseband.

JailBreak: Processo pelo qual você ganha acesso de leitura e escrita no sistema de arquivos do iPhone. Premissa para qualquer ativação, unlocking e instalação de aplicativos de terceiros. Quer saber como se faz um Jailbreak na medida? Google é o seu amigo, daqui pra frente…

Activation: o iPhone OTB – saído da caixa – é nada mais nada menos que… um meio muito caro de se ligar para o 911 (única função acessível OTB). A partir do Jailbreak, você pode ativar o iPhone, de forma a usar todas as suas funções com exceção do GSM. Daí você pergunta: se o iPhone é um telefone GSM, e eu não posso usar o GSM, o que sobra? Ahá, sobra o Wi-Fi (e o Youtube, o Google Maps, o “full browser” Safari), o iPod, o iPod Video, a cãmera, etc… tudo que não diga respeito a ligações telefônicas GSM. AQUI NÃO DEPENDEMOS DO BASEBAND NEM DO BL 4.6. Já existe métodos para ativação dos 1.1.2 OTB, inclusive. Neste momento, você já é quase íntimo do Google.

Compare preços de:
Acessórios para iPhone | iPhone 8GB GSM Desbloqueado
iPhone 16GB GSM Desbloqueado | Apple iPod Touch 8GB
Apple iPod Touch 16GB | Apple Touch 32GB nas lojas online

3 Respostas to “Definições de algumas palavras “estranhas””

  1. Anderson Leite Says:

    Só pra corrigir algumas coisas do post:

    O firmware mais recente é o 1.1.3;
    Existe unlock para iphones com 1.1.2, desde que sejam abaixo da semana 45 (ou seja, não possuam o Bootloader 4.6, que só foi lançado a partir da semana 45 nos iphones americanos);
    Mesmo que (embora nunca eu tenha visto) o iphone seja anterior a semana 45 e seja 1.1.2 OTB há como desbloquear.

    O método mais completo de desbloqueio (para chegar até a 1.1.2 totalmente funcional) é: boot em modo de restore + downgrade pra 1.0.2 via itunes + virginize + upgrade pra 1.1.2 via itunes + downgrade pra 1.1.1 via itunes (bootando em modo de recovery aqui) + activation & jailbreak + anysim 1.1.2u + oktoprep via installer + upgrade pra 1.1.2 (via itunes) e jailbreak via o .jar disponibilizado na internet.

    Abraços🙂

  2. Anderson, hj saiu o desbloqueio para todas versões!
    []’s

  3. enegresco Says:

    Tu é o kara!!!! Mas to doido pra comprar o iphone 16G que ja vem desbloqueado e com versão 1.1.4

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: