Alguém quer um Hiphone? A ameaça dos celulares falsos na China

Pessoal, estou encerrando as atividades neste endereço.
Você pode acessar o novo site pelo endereço: http://www.espacoiphone.com

Steve Jobs talvez não perca o sono por conta de celulares que imitam o iPhone, mas marcas chinesas legítimas como a Ningbo Bird estão incomodadas com os modelos falsos, no mundo de feroz competição entre os fabricantes de celulares de baixo preço.

A China é o maior mercado mundial de celulares, mas marcas domésticas como a Ningbo Bird e a Amoi vêm enfrentando dificuldades em meio à intensa concorrência de preços de rivais locais, entre os quais alguns que se especializam em modelos derivativos, depois de perder a posição dominante que detinham no mercado para fabricantes estrangeiros.

“Um usuário da Nokia não seria meu cliente, mas os compradores de aparelhos Ningbo Bird estão ansiosos para experimentar meus produtos”, disse Fu Jiangang, proprietário de um site que vende celulares piratas e não registrados.

Fu agora está pensando em atualizar o seu Hiphone, uma imitação escancarada do popular iPhone, da Apple, mas vendida a uma fração do preço do original.

Em quatro pequenas linhas de montagem controladas por um sócio na cidade de Shenzhen, um pólo econômico chinês, Fu responde pela produção de centenas de aparelhos por mês, e seu público-alvo são os agricultores, os trabalhadores migrantes e outros usuários de baixa renda, para expandir sua rede de vendas.

“Não se pode esperar que um agricultor com renda de 10 mil iuans por ano compre um celular de cinco mil iuans”, disse Fu. “Mas o agricultor quer um celular que pareça moderno e possa tirar fotos e tocar música.”

Os produtos dele concorrem com os da Ningbo Bird e de diversos outros fabricantes chineses, tais como Konka e Lenovo, pela faixa de mais baixo preço no mercado.

A Ningbo Bird anunciou prejuízo de 34 milhões de iuans (4,94 milhões de dólares) no primeiro trimestre, mencionando a feroz concorrência no mercado local, que ela dominava até recentemente.

A Amoi, outra fabricante chinesa de celulares, reportou prejuízo de 121 milhões de iuans no primeiro trimestre.

A Nokia hoje lidera o mercado chinês, e cinco fabricantes estrangeiros detém quase 70 por cento do mercado de celulares do país, de acordo com o grupo de pesquisa Analysis International.

Somente em Shenzhen, de acordo com dados oficiais, há mais de 600 fabricantes de celulares e 3.000 fornecedores de componentes.

“Nos últimos dois anos, testemunhamos o surgimento de nomes desconhecidos como K-touch e a queda de marcas tradicionais como Ningbo Bird”, disse Jiang Lifeng, analista da consultoria chinesa CCID.

Jiang disse que cerca de 170 milhões de celulares foram vendidos na China no ano passado, enquanto um total estimado de 70 milhões eram piratas ou não registrados.

Enquanto isso, o órgão de estatísticas da China afirmou que o preço médio de aparelhos de comunicação caiu quase 20 por cento em maio em relação ao mesmo mês do ano passado e a inflação ao consumidor subiu 7,7 por cento no período.

E essa combinação está começando a cobrar seu preço.

Ren Qian, executivo da Ferex Electronics, outra fabricante de celular em Shenzhen, disse que muitas empresas estão em dificuldades com aumento de custos trabalhistas e de produção

“A margem de lucro está encolhendo, o custo está subindo, e eu vejo muitas empresas morrendo”, afirmou Ren.

Fonte: Tecnologia Terra

3 Respostas to “Alguém quer um Hiphone? A ameaça dos celulares falsos na China”

  1. Ronaldo!

  2. Pó legal!

  3. fuuuuuuuuuuuuu Says:

    pqp manooo
    HIphone no titulo doeu ein
    ***voltando***
    realmente é uma merda esses celulares chineses EX:MP10(essa porra nao existe)
    agora ta de brinks coloca um cover de iphone neh

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: